Quantidade de Páginas visitadas



Vida Pessoal e Familiar:
Edite Araújo Cordeiro, nasceu em Laranjeiras do Sul no estado do Paraná, no dia 21 de outubro de 1941, época em que o Brasil vivia sob o domínio da ditadura de Getúlio Dorneles Vargas e no Mundo se desenvolvia a cruenta segunda guerra mundial. Laranjeiras do Sul, na época, pertencia ao chamado Território Federal do Iguaçu e era a capital desse território.
Filha de Pedro Guimarães Cordeiro e D. Eleonora de Araújo Cordeiro, ambos falecidos. Sua mãe, ao fim da vida, era paraplégica, vindo a falecer em 1961. Além de Edite o casal teve mais os seguintes filhos: Darcy, Eroni, Dilceu, Erasmo e Eunice (gêmeos), Esther, Iolanda e Irene. Darcy e Eunice já são falecidos, Darcy e Eunice, problema de câncer. Seus avós paternos foram: \Pedro Mendes Cordeiro e Clotilde Ayres Cordeiro; Avós maternos: Augusto Ayres de Araújo e Deolinda Ayres Fritz de Araújo.
Em 1961 estabeleceu contacto via postal, com Irany Marques, recém formado pastor Evangélico, esta troca de cartas evoluiu culminado com o enlace matrimonial em 19/12/1964. O Casal foi morar em Andorinhas, Magé-RJ, onde ficaram quase um ano, retornando ao Paraná, em dezembro de 1965. Deste enlace nasceram quatro filhos: Liliane, 1966; Lúcio, 1967; Lília, 1969; e Lúcia, em 1970.

Vida Religiosa:
Desde cedo a família freqüentava a Igreja Presbiteriana de Guarapuava, onde residia. Mais tarde, mudando-se para Laranjeiras do Sul, a família passou a freqüentar a Igreja Metodista, pois não havia na cidade, a Igreja de origem. Casando-se, sendo o esposo pastor da Igreja Evangélica Congregacional, veio a filiar-se a esta Igreja na cidade de Andorinhas, RJ. Mudando-se para o Paraná filiou-se sucessivamente às igrejas Congregacionais de Iporã e Siqueira Campos. Com a mudança do esposo para o Turvo a fim de atender à Igreja Presbiteriana, tornou-se membro desta igreja até o seu falecimento. Sempre procurou criar seus filhos na fé Cristã e no temor de Deus. Na igreja exercia liderança em várias áreas, mas especialmente no ensino de crianças, contando-lhes histórias ilustradas sobre Jesus e a Bíblia de um modo geral.

Vida Escolar:
Fez o Curso Primário, então com cinco anos de duração, no Grupo Escolar Estadual de Laranjeiras do Sul, concluindo-o em 26 de novembro de 1954. Fez o Curso Ginasial no Instituto Cristão de Castro - PR, onde foi aprovada no Exame de Admissão, então obrigatório na época, em dezembro de 1954, com a média geral de 7,4. Segue-se o Curso Ginasial terminando-o em 1958.
Em seguida é aprovada para fazer o Curso Normal Secundário na Escola Normal Secundária de Laranjeiras do Sul, tendo concluído os estudos em 10 de dezembro de1961.
Vida Profissional:
Logo que concluiu o Curso Normal começou trabalhar como Professora, na época chamada de tarefeira, nomeada para a Escola Metodista Educacional de Pato Branco-PR; Trabalhou quase um ano num Grupo Escolar Estadual do Rio de Janeiro, na localidade de Andorinhas, onde residiu. Em seguida foi nomeada para trabalhar no Grupo Escolar Antenor Phânfilo dos Santos, na cidade Iporã - PR, ficando ali até fevereiro de 1970. Neste grupo exerceu, também a Secretaria da Escola.
Com a mudança da família para Siqueira Campos, foi nomeada para trabalhar no Grupo Escolar Estadual da referida cidade, atuando ali até janeiro de 1972. Por pouco pertenceu ao quadro de professores, do Grupo Escolar do Passeio Público, em Curitiba. De lá fora transferida para a Escola Estadual Newton Albach, em Guarapuava, aonde nem chegou a trabalhar, sendo logo transferida para o Grupo Escolar Estadual do Distrito de Turvo, então Município de Guarapuava, onde atuou como professora, até 1974. Sendo nesta época, a pedido da Associação de Pais e Mestres, nomeada Diretora do Grupo, em face da mudança da Profª Olga Moleta Andrade para fora do Município.
Em pleno exercício da Direção do Grupo, veio a falecer devido a complicações pós-operatórias, em duas cirurgias sucessivas a foi submetida no Hospital São Vicente, de Guarapuava-PR. Faleceu a 15/05/74, às 21h15min.

 









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Vila Guaíra - CEP 80610-010 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito